O que é a Orientação Organizacional ou Pessoal?

Foi através da observação do trabalho dos treinadores nos esportes, o treinador de uma equipe, que procuramos uma forma de colocar em prática a atuação deste profissional, mas de uma forma bem mais aprofundada e abrangente, com a principal preocupação na gestão de pessoas, dentro de uma organização.

A partir daí, pensamos em também levar esse mesmo conceito para a orientação ao cliente particular. Utilizada como ferramenta empresarial e pessoal, a orientação é um processo utilizado por ter o objetivo de facilitar e apoiar as pessoas em sua trajetória para a conquista de metas. É uma parceria na qual uma pessoa (psicólogo ou orientador) se compromete a apoiar outra ou outras para atingir um determinado resultado específico, tanto individual quanto dentro de um grupo.

PONTOS POSITIVOS DA ORIENTAÇÃO

• aumenta a competência pessoal e profissional;
• baseia-se mais no presente e futuro e na construção de soluções, encontradas

  dentro do próprio cliente;
• aumenta a facilidade de comunicação verbal e não-verbal;
• planejamento de carreira;
• assertividade;
• alinhamento de crenças e valores pessoais;
• habilidade para negociação;
• maior flexibilidade.

• planejamento pessoal;
• auto-confiança;
• segurança

Um exemplo…


Colocamos aqui, um pequeno exemplo de trabalho realizado, por outra empresa, na Nestlé, em 2010, com outra denominação. É somente uma forma de mostrar que, mesmo seguindo princípios distintos, este também é o nosso caminho.

”Coaching” Diário (“EDC”) e Pilar de Educação e Treinamento

A Nestlé está convencida de que são as pessoas que dão forma à força da companhia e que nada pode ser conseguido sem seu empenho e energia.

Envolver pessoas de todos os níveis começa compartilhando as informações apropriadas nas atividades da companhia e nos aspectos específicos de seu trabalho. Com uma comunicação aberta e a cooperação ativa, todos são convidados a contribuir para as melhorias que realçam resultados e conduzem ao desenvolvimento pessoal.

A Excelência Contínua Nestlé (“NCE”) mantém ambos: Princípios de Negócios Corporativos Nestlé (“NCBP”) e os Princípios de Liderança Gerencial Nestlé (“NMLP”), tendo a certeza de que nossos funcionários sejam incentivados com o conhecimento correto, competências, habilidades e a capacidade de manter nosso negócio.

Em Operações, nós criamos diversos treinamentos e atividades de construção de capacidades, mantidos pelo modelo de “Coaching” Diário e pela Metodologia do Pilar de Educação e Treinamento (“TPM”). Por exemplo:

  • em nossa fábrica em Babelegi, na África do Sul, aumentamos o número de horas dos treinamentos e criamos um grupo de peritos em problemáticas que são incentivados com as habilidades do “Coaching” Diário e com as técnicas para a solução de problemas para dar suporte ao crescimento pessoal e do negócio;
  • em Lagos de Moreno, no México, implementamos um plano de treinamentos e uma matriz de habilidades para construir capacitações. 116 pessoas tiveram mais de 11 000 horas de treinamento “TPM”;
151 departamentos totalizaram 1191 horas da treinamento em Campbellfield, na Austrália.”

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